Sesa e Fiec implantam Conselho Empresarial de Prevenção às DST/ Aids

17 de fevereiro de 2009 - 19:31

As empresas e instituições participantes do Conselho Empresarial Estadual de Prevenção às DST/HIV/Aids estão reforçando as iniciativas da Secretaria da Saúde do Estado para o controle das doenças sexualmente transmissíveis durante o carnaval. Do total de 837.755 preservativos disponibilizados pela Sesa para distribuição no período carnavalesco, 23.328 unidades foram destinadas à distribuição pelas 21 empresas e instituições participantes do Conselho, que juntas empregam em torno de 25 mil trabalhadores. Além da distribuição de preservativos, as empresas estão promovendo palestras sobre a prevenção de DST/Aids. Algumas organizações reproduziram e estão distribuindo o Cordel das DST, que também orienta sobre a prevenção.

O Ceará foi o sexto no país a implantar o Conselho Empresarial Estadual, que teve início com 14 empresas e instituições, em fevereiro de 2006, com o objetivo de ampliar a participação do setor empresarial cearense no controle do HIV/ Aids  da incidência de doenças sexualmente transmissíveis no estado. Na quinta-feira, 12 de fevereiro, foi empossada a nova diretoria para o biênio 2009/2011, eleita conforme estabelece a Portaria 306/2009, assinada pelo secretário da Saúde, João Ananias, que constitui e designa o Conselho Empresarial Estadual.

Na solenidade de posse da nova diretoria, sete empresas se engajaram ao Conselho, que agora conta com 21 empresas e instituições participantes. São elas: Bemfam, Cagece, Serviço Social da Indústria do Ceará (SESI-CE), Café Santa Clara, Coelce, Jornal O Povo, Grendene, Marisol, Nufarm, Ogmo, Sand Beach, Santana Textiles, Sanny Confecções Femininas S/A, Serviço Social do Transporte/ Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), Serviço Social do Comércio (Sesc), Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Termoceará, Vicunha Textil, Vulcabrás/Azaléia.

A nova diretoria do Conselho Empresarial Estadual tem a seguinte composição: Alaíde Mascarenhas (Santana Textiles); vice-presidente: Marta Maria Rodrigues Lima (Coelce); secretária: Conceição de Maria Cid Pereira (SESI); diretoras: Antônia Marta de Paula Joca (Sanny Confecções), Cely de Oliveira Dias (Sest/Senat) e Niedja Maria Barroso Medeiros Pinheiro (Cagece).

Nos três primeiros anos, o Conselho Empresarial Estadual realizou campanhas, ações educativas e distribuição de preservativos em datas como carnaval, dia dos namorados, dia nacional de combate ao HIV no local de trabalho e dia mundial de luta contra a aids. Também promoveu a capacitação técnica dos membros do conselho e elaboração da política interna de prevenção e assistência ao HIV/AIDS no local de trabalho.