Seleção para Residência Médica teve recorde de participantes

26 de janeiro de 2009 - 18:17

O processo seletivo para a Residência Médica 2009 registrou 922 candidatos inscritos para 178 vagas de 46 programas e sub especialidades, um aumento de 30% em relação ao ano passado, quando se inscreveram 708. Participaram da seleção, médicos de todo o Ceará, de vários estados do Brasil, principalmente da região Nordeste, e de outros países, como o Peru.
A coordenadora de residências em saúde, da Escola de Saúde Pública do Ceará, Celina Corte, considera que o aumento recorde no número de candidatos à Residência é reflexo também da grande quantidade de recém-formados, que estão saindo das novas faculdades de Medicina. “É praticamente um segundo vestibular. A partir do sexto semestre os alunos já começam a se preparar. Mesmo diante das dificuldades e de outras propostas tentadoras, a residência ainda é um modelo de formação completo, pois o aprendizado se dá no serviço”.

Apresentação

No próximo dia 2 de fevereiro, os aprovados, devidamente matriculados e dentro do número de vagas, devem se apresentar nos hospitais da rede pública estadual, de acordo com suas especialidades. Até 60 dias a partir dessa data, caso o candidato não se apresente, o próximo da lista será chamado até se esgotar o número de vagas. Se isso não acontecer, há a possibilidade de intercambiar vagas para os candidatos que foram submetidos às mesmas provas, mas terá que ser lançado um edital específico. “Existem casos em que os aprovados passam em outros processos seletivos de estados onde tem vínculos familiares, ou de trabalho. Então essas vagas são aproveitadas. Nossa preocupação é administrar todas as situações de uma forma muito clara e de acordo com o edital”, explica a coordenadora.

Curso

Segundo Celina Corte, o Curso Inaugural de Residência Médica, que estava programado para acontecer de 26 a 20 de janeiro, foi suspenso e seu conteúdo será transmitido no decorrer da Residência. “O conhecimento vai ser passado, não de forma rápida e superficial, mas de uma maneira mais profunda, unindo teoria e prática. Afinal, é muito mais fácil você entender o sentido da teoria, quando a vivencia no dia a dia”.

Escola de Saúde Pública do Ceará
Assessoria de Comunicação
Jornalistas Sheila Raquel e Marcos Saudade
www.esp.ce.gov.br | ascom@esp.gov.br
Fone: (85) 3101.1412 – 8877.8389 – 9619.1828