Sesa divulga para os municípios 10 passos de controle da dengue

15 de janeiro de 2009 - 17:46

Secretários dos municípios cearenses de saúde lotaram o auditório da Secretaria da Saúde do Estado, na última quarta-feira, 14. Além dos novos gestores municipais da saúde, foram mobilizados representantes do controle social e da Federação dos Agentes de Endemias para o desenvolvimento das ações de controle da dengue antes da chegada do período de chuva, que no Ceará é de fevereiro a maio. “Não estamos inventando a roda. O que os municípios devem fazer é limpeza urbana, com mutirões permanentes. Os milhares de ovos do Aedes aegypti que estão depositados nos criadouros externos precisam ser eliminados agora porque após as chuvas já foram transformados em mosquitos, dificultando ainda mais o controle”, afirmou o Secretário da Saúde do Estado, João Ananias.

O Secretário destacou os três desafios no controle da dengue: controle focal, mobilização social e atenção ao paciente. “Com redução dos índices de infestação do mosquito, mobilização da sociedade e tratamento adequado dos pacientes teremos menos casos da doença e menos mortes”. Para o secretário, “a população tem informações sobre a gravidade da doença, os sintomas e sabe como se prevenir do mosquito, mas ainda não transforma essas informações em atitudes para afastar o risco da doença”. No ano passado, o Ceará teve 44.191 casos confirmados de dengue. O número de óbitos ficou em 35 ( 17 óbitos por dengue hemorrágica e 18 dengue com complicação).

Os gestores municipais levaram do encontro a recomendação de 10 passos no controle da doença (ver abaixo). Voltaram para as suas cidades, convencidos de que não estão sozinhos na luta contra a dengue: “podem contar com a certeza do apoio dos técnicos da Sesa. Estamos com mais e novos equipamentos de fumacê para serem utilizados quando necessários”. Com apoio do Ministério da Saúde, ao invés de 15 veículos existentes em 2008, este ano há 60 carros. Os gestores saíram do encontro também com material de divulgação produzido pelo Ministério da Saúde, especificamente da campanha “Brasil unido contra a dengue” ( folderes, cartilhas e cartazes). Ainda do Ministério da Saúde receberam as publicações “Dengue – diagnóstico e manejo clínico do adulto e criança” e Dengue – manual de enfermagem.

O Presidente do Conselho Estadual de Saúde, Alci Pinheiro, que participou do encontro, afirmou que os conselhos municipais de saúde têm importante papel no combate a doença: “os conselheiros podem trabalhar mais com as rádios comunitárias, igrejas, escolas, porque têm grande poder de mobilização”.

Dez passos de ombate ao dengue

1. Assegurar a continuidade das ações de controle focal do mosquito, casa a casa, pelos agentes de endemias.

2. Garantir a supervisão de campo das ações de agentes de endemias e a disponibilidade de equipamentos de proteção individual (EPI).

3. Realizar mutirão de limpeza urbana, convocando a população para colaborar, limpando os quintais, principalmente no período que antecede as chuvas.

4. Implantar ou implementar as ações de vedação de caixas d’água com tela ou cimento.

5. Realizar atividade de mobilização social especialmente nas escolas municipais (gincanas, concursos de redação e peças de teatros) e com o Projeto: Venci o Tempo, Vencerei a Dengue.

6. Assegurar a notificação imediata de todos os casos para a vigilância epidemiológica.

7. Alertar todos os profissionais da Saúde da Família e da rede hospitalar sobre o diagnóstico e tratamento dos casos de dengue.

8. Garantir o estoque de medicamentos e material de laboratório que permita o diagnóstico e tratamento precoces.

9. Garantir o fluxo de atendimento e referência para pacientes com dengue hemorrágico ou dengue com complicação.

10. Elaborar um plano de contingência para eventuais epidemias.