Secretário mobiliza municípios para controle da dengue antes das chuvas

12 de janeiro de 2009 - 15:00

Com o início das gestões municipais e a chegada do período de chuva, o Secretário da Saúde do Estado, João Ananias, reúne nesta quarta-feira, 14, os secretários de saúde dos 184 municípios cearenses para mobilizar contra a dengue. O encontro será às 9 horas, no auditório Waldir Arcoverde da Sesa, na Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema. No ano passado foram confirmados casos de dengue em 167 municípios. No total, 44.191 casos da doença.

“O período que antecede as chuvas é determinante no controle da dengue. Agora é tempo dos municípios realizarem mutirões de limpeza para eliminar os ovos do mosquito que estão depositados em latas, garrafas, pneus, cocos, tampas de refrigerantes, que são criadouros externos do Aedes aegypti”, afirma o Secretário. Caso contrário, informa João Ananias, em pouco mais de uma semana após as chuvas os ovos se transformam em mosquitos e o controle torna-se mais difícil. Na realização dos mutirões de limpeza urbana é preciso convocar a população para colaborar, limpando os quintais. A implantação de caixas d’àgua com tela ou cimento é outro passo de combate a dengue que a Sesa vai destacar com os secretários municipais de saúde.

Além das ações de controle focal e de mobilização social, será  destacada a atenção ao paciente para o diagnóstico precoce e tratamento adequado. Os municípios devem assegurar a notificação imediata de todos os casos para a vigilância epidemiológica. Os profissionais de saúde da família e da rede hospitalar devem ficar em alerta sobre o diagnóstico e tratamento dos casos da doença para evitar e reduzir o número de mortes. Em 2008, foram confirmados 17 óbitos por dengue hemorrágica e 18 com dengue com complicação no Ceará.

Mesmo que este ano não ocorra agravamento da situação, é necessário se preparar. O Estado, que no no passado tinha 15 carros fumacê, este ano  está preparado com 60 veículos e investiu R$ 150 mil na reforma da área de manipulação e tratamento do inseticida. “Só utilizaremos essa arma em situação de alta infestação do mosquito e de epidemia. O melhor é prevenir desde agora, antes das chuvas, com ações efetivas de eliminação dos ovos”, afirma João Ananias. O inseticida só mata os mosquitos adultos.