Secretário faz balanço e constata: avançamos em 2008

30 de dezembro de 2008 - 14:42

A superação de parte dos entraves burocráticos das licitações para as obras do Programa de Expansão e Melhoria da Assistência Especializada foi o primeiro destaque feito pelo Secretário da Saúde, João Ananias, na entrevista coletiva concedida terça-feira, 30, quando fez o balanço das atividades de 2008. O Programa prevê, até 2010, a construção de dois hospitais regionais, no Cariri e na Zona Norte do Estado, 20 policlínicas e 16 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs). O investimento previsto é de 235 milhões de reais em obras e 67,5 milhões de reais em equipamentos. “Estamos adequando a rede de serviços às necessidades da população”, disse João Ananias.

Dos equipamentos previstos, já foram iniciadas as obras do CEO de Ubajara, firmado contrato de construção do CEO de Acaraú e em processo de contratação os CEOs de Russas e Baturité. Entre as policlínicas, foram licitadas, em dezembro, as unidades de Baturité, Russas, Pacajus e Tauá, com previsão do início das obras para janeiro de 2009. O prazo para apresentação de recursos à licitação do Hospital Regional do Cariri termina em 5 de janeiro do próximo ano e o dia 31 de dezembro de 2008 é o prazo final para apresentação do projeto de engenharia do Hospital Regional Norte pela empresa contratada.

“Avançamos em 2008, em relação a 2007”, constatou João Ananias. Em seu balanço, o secretário citou as obras de reforma e ampliação dos sete hospitais que integram a rede estadual de saúde (HGF, Hospital Infantil Albert Sabin, Hospital de Messejana, Hospital César Cals, Hospital São José, Hospital de Saúde Mental e Hospital Waldemar de Alcântara), reforma e construção de 12 centros de parto em hospitais de pequeno porte e reforma e aquisição de equipamentos para os hospitais-pólo. João Ananias destacou também como um dos fatos mais importantes do final do ano a inauguração do seqüenciador genético do Laboratório Central de Saúde Pública, no dia 30 de dezembro, que permitirá ao Lacen realizar 400 exames de DNA por mês para diminuir a fila de 3 mil mulheres que aguardam a comprovação de paternidade de seus filhos.

João Ananias lembrou como fato histórico o primeiro transplante de medula óssea realizado no Ceará. Em 2008, o Hemoce realizou dois transplantes, com total sucesso. Outro fato comemorado pelo secretário foi o segundo recorde consecutivo no número de transplantes de órgãos e tecidos realizados no Estado, que até o dia 29 de dezembro somavam 717 procedimentos. Por fim, João Ananias informou que o Programa Vida Nova havia realizado, até outubro, 21.562 cirurgias eletivas de um total de 22 mil estabelecidas como meta até o final do ano de 2008, número que ele admitiu já ter sido superado nos dois últimos meses.