Estado investe mais de 3 mi na compra de equipamentos para hospitais-pólo

10 de dezembro de 2008 - 20:48

O Secretário da Saúde do Estado do Ceará, João Ananias Vasconcelos Neto, fala novamente ao FEMICE NEWS e nessa entrevista conversa sobre os investimentos do Governo do Estado aos hospitais-pólo e sobre outros programas de assistência à saúde. Faz questão de observar que os ganhos estão na qualidade e garantia de mais e melhores serviços prestados à população. Entre os investimentos, estão compra de equipamentos e recuperação de instalações físicas.

Entrevista

FEMICE – Após dois anos frente à Secretaria de Saúde, como o senhor avalia o desempenho do Programa de Fortalecimento dos Hospitais-Pólos?

João Ananias – Os hospitais-pólos têm contribuído estatisticamente, para a redução de transferências de pacientes do Interior para a Capital. Isso é o resultados do investimento mensal de 3,5 milhão que o Governo Estadual faz aos 32 hospitais. São recursos 100% do tesouro do Estado, mas ainda há hospitais que não assumiram posição estratégica no sistema de atendimento mi c ror r egiona l , a t endendo qua s e que exclusivamente a população do município onde estão instalados. Ao contrário de alguns hospitais, que conforme levantamento feito pela SESA no primeiro semestre deste ano, tem perfil de pólo. Podemos citar como exemplos, o José Pinto do Carmo, em Baturité, o São Vicente, em Itapipoca, o Jesus-Maria- José, em Quixadá, o São Francisco, no Crato, e Santo Antônio, em Barbalha.

FEMICE – Quanto foi o investimento em
aparelhos e quais hospitais foram contemplados?

João Ananias – O Governo do Estado, através da Sesa, decidiu investir nos hospitais-pólos pensando na qualidade e garantia dos serviços à população.
Está investindo 3 milhões e 123 mil reais na aquisição de 21 aparelhos de ultrasom e 10 de raio-x. Mais uma vez com recursos exclusivos do Tesouro do Estado. Os hospitais contemplados com raio-X são: Hospital Santa Isabel (Aracoiaba), Hospital Sociedade Hospitalar São Francisco de Canindé (Canindé), Hospital Santa Luiz a de Marilac (Aracati), Deoclécio Lima Verde (Limoeiro do Norte), Maternidade e Hospital Dr. Francisco Araújo(Ipú), Hospital Alberto Feitosa Lima(Taúa), Hospital Regional de Iguatú (Iguatú), Hospital Geral de Brajo Santo (Brajo Santo), Fundação Otilia Correia Saraiva (Barbalha), Hospital São Vicente de Paulo (Barbalha). Já em relação aos aparelhos de ultrasom, as unidades que receberão são: Hospital e Maternidade Nossa Senhora das Graças (Cascavel), Hospital Maternidade Paulo Sarasate (Redenção), Hospital Municipal Dr. Abelardo Gadelha da Rocha (Caucaia), Ageu Braga, Hospital Maternidade José Pinto do Carmo (Baturité), Hospital Maternidade São Vicente de Paulo(Barbalha), Hospital e Maternidade Santa Luiza de Marilac(Aracati), Hospital Municipal Dr. Eudásio Barroso (Quixadá), Hospital e Maternidade Jesus Maria José (Quixadá), Hospital Reginal Dr. Pontes Neto
(Quixeramobim), Hospital e Maternidade São Raimundo (Limoeiro do Norte), Hospital São Raimundo (Crato), Santa Casa de Misericordia de Sobral(Sobral), Hospital Maternidade Madalena Nunes (Tianguá), Hospital Dep. Murilo Aguiar (Camocim), Hospital e Maternidade São francisco de Assis (crato), Hospital de Referência São Lucas (Crateús), Hospital Reginaol Icó Dep. Oreiel G. Nunes (Icó), Hospital Maternidade Santa Izabel Aracoiaba (aracoiaba),  Hospital e Maternidade Alberto Feitosa Lima (Tauá), Hospital Municipal Dr. Deoclécio Lima Verde (Llimoeiro do Norte), Hospital Reginaol Dr. Ponttes Neto (Quixeramobim).

FEMICE – Como foi o programa de distribuição de equipamentos dos Hospitais-Pólo?

João Ananias – Estabelecemos critérios de distribuição. Fizemos um levantamento realizado através de relatórios de supervisão sobre as condições de
funcionamento que mostraram algumas deficiências. Uma delas foi o sucateamento de equipamentos. Outra deficiência apontada é a falta de apoio para diagnóstico. Sem falar, que em alguns hospitais-pólos verificamos precárias condições físicas de prestação de serviços.

FEMICE – Dentre o Programa de Fortalecimento dos Hospitais-Pólos que outras medidas foram tomadas?

João Ananias – Estamos fazendo melhoria física dos hospitais de Tauá, Aracioaba, Limoeiro do Norte, Quixeramobim e Aracati, onde as obras já foram
iniciadas, com exceção de Aracati, cominvestimento total de 2 milhões de reais. Em relação ao re-aparelhamento dos hospitaispólos estamos aguardando do Fundo Nacional de Saúde mais de 2,8 milhões e do Governo do Estado mais de 305 mil. Esse investimento é dirigido ao re-aparelhamento dos centros cirúrgicos dos hospitais-pólos em Aracati, Aracoiaba, Caucaia, Cratéus, Icó, Tauá, Quixeramobim, Quixadá, Maranguape, Igautu, Juazeiro, Limoeiro do Norte. Em troca de todos esses investimentos, o Governo Cid Gomes quer resultados. Por isso, seremos mais rigorosos com quem não está fazendo o dever de casa, aplicando nos serviços que foram pactuados os recursos públicos.

FEMICE – Como está o funcionamento do
Programa de cirurgias eletivas “Vida Nova?

João Ananias – O objetivo é reduzir a fila de espera por cirurgias eletivas, e estamos avançando nessa meta. Os hospitais, como o HGF, vem realizando
centenas de cirurgias em pacientes que, por exemplo, a seis, sete anos esperavam para ficar livres de dores nos ossos, principalmente.

FEMICE – Quando serão repassados os recursos disponibilizados ao Programa de Reestruturação e Contratualização dos Hospitais Filantrópicos  divulgado através da Portaria nº 2394, de 13 de outubro de 2008 e quais hospitais serão beneficiados?

João Ananias – Quando o Fundo Nacional de Saúde creditar no Fundo Estadual de Saúde os mais de 900 mil reais Irão receber os hospitais de Acaraú, Aracati, Ipu, Itapipoca, Lavras de Mangabeira, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Mauriti, Milagres, Russas e Várzea-Alegre, isso como repasse direto. Na lista de recursos sob gestão estadual estão Barbalha, Baturité, Canindé, Cascavel, Cedro, Caucaia, Crato, Fortaleza, Iguatu, Maracanaú, Senador Pompeu, Quixadá. Acho que não esqueci nenhum.