Curso ensina a incentivar o aleitamento materno exclusivo

5 de dezembro de 2008 - 17:43

Na segunda-feira, 8, e terça-feira, 9, a Secretaria da Saúde do Estado realiza o Curso sobre Atualização Técnica em Aleitamento Materno para difundir a política estadual de aleitamento e estimular a instalação de comitês regionais de banco de leite humano e de incentivo ao aleitamento. Com isso, a Secretaria espera aumentar ainda mais o índice de aleitamento materno exclusivo até os seis meses. Em menores de quatro meses, o índice de 71,45% registrado em dezembro de 2007 é considerado satisfatório. A partir dessa idade, o índice de aleitamento exclusivo sofre variação negativa, após a licença maternidade, quando boa parte das mães volta a trabalhar. O curso começará às 8h30min, no hotel Mareiro, na Avenida Beira Mar, 2380, Meireles.

No primeiro dia, segunda-feira, no curso será apresentada a política de aleitamento do Estado e informará sobre a importância do aleitamento e como incentivá-lo. A terça-feira será dedicada à apresentação do Programa Nacional de Monitoramento Rotulagem dos Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância e da NBCAL, um conjunto de normas que contribui para a adequada nutrição dos recém-nascidos e crianças até os 3 anos de idade, por meio da regulamentação da promoção comercial dos alimentos para lactentes e crianças de primeira infância. As exigências da NBCAL fazem parte de um grupo de estratégias que visam promover, proteger e apoiar o aleitamento materno.

O Programa Nacional tem como objetivo avaliar a adequação da rotulagem desses alimentos e auxiliar na proposição de ações a serem desencadeadas para fortalecer o apoio e a proteção ao aleitamento materno. O primeiro monitoramento oficial, realizado em 2005, foi coordenado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Dos 222 rótulos de alimentos para lactentes e crianças de primeira infância, procedentes do Distrito Federal e de nove estados, incluindo o Ceará, 53% estavam em desacordo com a Resolução-RDC Anvisa n° 222/02, que regulamenta a promoção comercial e as orientações de uso apropriado dos alimentos.