Ministro da Saúde visita obras do HGF e mobiliza contra dengue

2 de dezembro de 2008 - 18:07

O Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, estará em Fortaleza amanhã, 3. Na agenda, dois compromissos. Às 9h30min, com o Governador do Estado, Cid Gomes, e o Secretário da Saúde do Estado, João Ananias, verá de perto as obras de ampliação e reforma do Hospital Geral de Fortaleza. Às 11 horas, no salão superior do Centro de Convenções, terá reunião com prefeitos dos municípios cearenses para mobilizar e intensificar as ações de controle da dengue. A preocupação do ministro é com a proximidade do período chuvoso e a troca de prefeitos na descontinuidade dos trabalhados de prevenção à doença.

No HGF, hospital da rede estadual, Temporão vai conferir o restante das obras do prédio novo, onde funcionarão as UTIs, centro cirúrgico, centro obstétrico. A previsão de término total das obras do hospital, um investimento de R$ 97.975.730,42,  é agosto do próximo ano. Com a conclusão, aumenta em 150% o número de cirurgias de média e alta complexidade realizadas por mês pelo HGF. Passará de 520 para 1.300. O salto do número de exames feitos por mês  será de 200%, passando de 552 para 1.650. O total de leitos de UTI com os serviços de ampliação e reforma sobe de 61 para 110 e de salas de cirurgia de 12 para 23.

Durante o encontro com prefeitos, o ministro apresentará números do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti, divulgado recentemente pelo Ministério da Saúde. Segundo o levantamento, o Ceará reduziu de seis para dois o número de municípios em situação de alerta. Fortaleza, Maracanaú, Sobral e Juazeiro saíram dessa lista. Agora, segundo o Ministério da Saúde, Caucaia e Crato são os municípios do Ceará em situação de alerta devido a quantidade de mosquitos existentes nos imóveis. Mas Temporão afirma, em texto no site do MS, que nada pode comprometer o esforço nacional de combater o mosquito: “nós não podemos correr nenhum risco por conta da mudança de gestor. Por isso estou convocando todas as equipes de transição para incluírem o tema dengue dentro do conjunto de prioridades das ações de saúde”.