Sesa integra profissionais para maior controle da Doença de Chagas

26 de novembro de 2008 - 19:10

A Secretaria da Saúde do Estado vai dar maior eficiência ao controle da doença de Chagas no Ceará. Realizará de 1 a 5 de dezembro no hotel Mareiro, das 8 às 17 horas, a Oficina de Integração para Implantação da Vigilância Epidemiológica da Doença de Chagas, que vai capacitar 65 técnicos das regionais de saúde, das unidades do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), do Hemoce e dos núcleos hospitalares de notificação, além de técnicos de entomologia e de epidemiologia.

A oficina objetiva promover a complementação dos serviços de entomologia e de vigilância epidemiológica da doenças de Chagas para um controle mais eficaz do agravo. No Ceará, a vigilância ativa do barbeiro, inseto transmissor do protozoário Trypanossona cruzi, é realizada em 157 municípios. Os insetos recolhidos são levados a laboratório e, atualmente, menos de 1% é infectado.

A doença de Chagas é uma infecção causada pelo Trypanossoma cruzi. A principal causa da doença no Brasil é a transmissão vetorial. O barbeiro, após picar a pessoa, deposita sobre a pele as fezes infectadas com o protozoário, que pode penetrar na corrente sanguínea. Nos últimos anos, foi registrado no Ceará surto da doença de Chagas no município de Redenção, com oito casos identificados por transmissão oral, pela ingestão de alimento infectado. Este ano foi registrado um caso em Sobral, no mês de março, por transmissão vetorial.