Ministério da Saúde reconhece melhoria nos resultados de controle da dengue no Ceará

20 de novembro de 2008 - 20:04

O Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, divulgou hoje, quinta-feira, 20, em Brasília os novos números do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa).  O Ceará aparece com dados melhores do que no ano passado. Em 2007 seis municípios cearenses estavam em situação de alerta. Agora são dois municípios, Caucaia, na Região Metropolitana, e Crato, no Cariri, em situação de alerta. Fortaleza, Juazeiro do Norte, Maracanaú  e Sobral saíram dessa lista. Mas o Ministério destaca que as ações de prevenção e combate devem ser permanentes para reduzir risco de surto. Leia abaixo texto, na íntegra, divulgado pela assessoria de imprensa do Ministério da Saúde.            

Ceará: dois municípios estão em alerta contra a dengue
Levantamento de índice de infestação também revela que caixas d´água, lajes, piscinas e tonéis são criadouros predominantes nessas áreas.

O Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), divulgado nesta quinta-feira (24) pelo Ministério da Saúde, revelou que no estado do Ceará há dois municípios em situação de alerta. Os dados apresentam melhora em relação a 2007, quando quatro cidades apresentaram a mesma situação. No entanto, fica evidente a importância da continuidade das ações de prevenção e combate para evitar que o cenário evolua para a situação de risco de surto.

No estado, seis cidades realizaram o levantamento. Do total, quatro apresentam índices satisfatórios (abaixo de 1% de infestação): a capital Fortaleza, Juazeiro do Norte, Maracanaú e Sobral. Outras duas cidades estão em situação de alerta (índice de infestação entre 1% e 3,9%): Caucaia e Crato. Entre os municípios em alerta, caixas d´água, tambores, lajes, tonéis e poços são os criadouros predominantes do mosquito.

No entanto, apesar do LIRA a indicar situação satisfatória, os municípios de Fortaleza, Juazeiro do Norte e Maracanaú têm áreas com índices de infestação acima de 1% e, com isso, em alerta. Para as ações de combate à dengue no estado do Ceará, o Ministério da Defesa disponibilizou um efetivo de 100 militares do exército brasileiro. O treinamento será fornecido pelo Ministério da Saúde. Para todo o país, o efetivo disponível é de 2.271.

METODOLOGIA – O LIRAa tem como objetivo identificar com antecedência as áreas de maior risco de formação de criadouros do mosquito transmissor. Os resultados permitem o planejamento e a intensificação de ações de combate ao vetor da doença, assim como as atividades de mobilização, comunicação e de educação.

Neste ano, 161 municípios de todo o país participaram do levantamento. São cidades que se enquadram nos critérios: capitais e municípios de regiões metropolitanas; municípios com mais de 100 mil habitantes; e municípios com fluxo de turistas e de fronteira. Para ser realizado, o município é dividido em grupos de 9 mil a 12 mil imóveis com características semelhantes. Em cada grupo, também chamado estrato, são pesquisados 450 imóveis. Os estratos apontam três situações: até 1% de infestação, significa que o município está em condições satisfatórias; de 1% a 3,9% indica situação de alerta; e superior a 4% aponta risco de surto de dengue.

Resultados no Ceará (2007 x 2008)

Município
UF
Indice de Infest. Predial (IIP)

2007
2008

Caucaia
CE
2,9
1,3

Crato
CE
1,1
1,3

Fortaleza
CE
1
0,5

Juazeiro do Norte
CE
1,8
0,7

Maracanaú
CE
SI
0,6

Sobral
CE
0
0

Outras informações/Ministério da Saúde
Atendimento à Imprensa
(61) 3315 3580 e 3315-2351
Atendimento ao cidadão
0800 61 1997 e (61) 3315 2425