Mutirão acaba com espera de 40 pessoas por ressonância magnética

19 de novembro de 2008 - 15:50

Mais um mutirão será realizado neste domingo, 23, no Hospital Geral de Fortaleza. Desta vez para tirar 40 pacientes da fila de espera por ressonância magnética, exame que pelo Sistema Único de Saúde no Ceará é realizado somente no HGF. O mutirão começará às 7 horas e vai até às 22 horas. O agendamento dos exames está sendo feito por telefone com os pacientes.

Na rotina do HGF, unidade da rede estadual de saúde, são realizados por mês 500 ressonâncias magnéticas, em média. No último mês de outubro o hospital fez 503 exames. Cem por cento bancados pelo SUS. No mutirão deste fim de semana os recursos para pagamento das equipes de plantão são do Tesouro do Estado.

Na rede particular a ressonância magnética custa R$750, em média, preço inacessível  para a maioria da população. Na tabela do SUS o valor do exame é R$268,75. ¨Todo o trabalho da Sesa, do Governo do Estado é para aumentar a oferta de serviços e assim corrigir ao máximo o desequilíbrio histórico da demanda maior do que a capacidade de atendimento¨, afirma o Secretário João Ananias. Ele lembra dos resultados do Programa Vida Nova, que ¨em apenas sete meses de funcionamento já tirou 13 mil e 622 pessoas da fila de espera por cirurgias eletivas¨. 

Para aumentar a capacidade de atendimento no Interior, com realização de exames que hoje são feitos apenas na Capital, o Secretário destaca a construção de 20 policlínicas e os dois hospitais regionais, em Sobral e no Cariri. Na área da saúde bucal, na semana passada o Governador Cid Gomes assinou a ordem de serviços do Centro de Especialidades Odontológicas de Ubajara para atender toda a população da região da Ibiapaba.