Programa Vida Nova já tirou da fila de espera 13.622 pacientes

17 de novembro de 2008 - 19:55

O Programa Vida Nova só tem oito meses de funcionamento e já realizou 13 mil e 622 cirurgias eletivas. Foi lançado em abril deste ano pelo Governo do Estado para reduzir a fila de espera que era 22 mil e 360 pacientes. Gente que esperava o dia da cirurgia desde o ano 2000. Parte dos pacientes com cirurgias programadas era da área de ortopedia e do Hospital Geral de Fortaleza, o maior da rede pública estadual.

Muitos se livraram da fila e das dores. É o caso de Maria Francisca Lemos, 60 anos de idade, natural de Mauriti, na região do Cariri. Sentia dores no joelho e tinha dificuldades para andar. Há menos de um mês fez a cirurgia de prótese de joelho. Outro que saiu da fila foi o aposentado Pedro Simão, de Paramoti, região Norte. Com 73 anos da idade, recebeu a prótese de joelho para andar sem dores e com menos dificuldades.

Com investimento de R$ 20 milhões, recursos do Governo do Estado e do Ministério da Saúde, o Programa Vida Nova inclui hospitais também da rede complementar e filantrópicos. “Queremos é que a fila ande. Temos pressa em diminuir o sofrimento de centenas de cearenses que há anos sentem dores e aguardam por cirurgias de ortopedia, otorrinolaringologia e outras áreas”, afirma o Secretário da Saúde do Estado, João Ananias. Para aumentar a capacidade de atendimento dos hospitais e evitar que a fila não volte a crescer, o Secretário destaca a construção de 20 policlínicas que o Governo do Estado nas diferentes microrregiões, o aumento de investimentos nos 32 hospitais-pólo e a construção de dois hospitais regionais no Cariri e em Sobral. Nos hospitais-pólo são investidos todo mês R$3 milhões e 500 mil, em média, para oferecer serviços de média complexidade no Interior.