Sesa prepara hospitais-pólo para cuidar mais da saúde da criança

11 de novembro de 2008 - 18:16

Gestores de hospitais-pólo participarão em Fortaleza no dia 17 deste mês do ¨I Curso de Sensibilização de Gestores para Iniciativa Hospital Amigo da Criança¨. Acontecerá das 8h30min às 17 horas, no hotel Mareiro, Avenida Beira-Mar, 2380. Com a realização do curso, a Secretaria da Saúde do Estado quer aumentar o número de hospitais amigos da criança, proteger a saúde dos bebês e assim continuar reduzindo a taxa de mortalidade infantil, que em 2006 foi de 17,9 por mil nascidos vivos e em 2007 caiu para  16, 2. 
    
Em 13 hospitais-pólo há assistência obstétrica, do total de 32 espalhados pelas diferentes regiões do Estado, mas ainda não estão classificados como amigos da criança. A Sesa está priorizando e preparando esses 13 hospitais para quem cumpram os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno e passem a integrar a lista dos hospitais amigos da criança. Hoje em todo o Estado há 30 hospitais  na lista.  

Hospitais-pólo são unidades públicas municipais e filantrópicas que recebem do Governo do Estado 3 milhões e 500 mil reais, em média, por mês. Recursos investidos para ampliar e melhorar os serviços de saúde para a população na própria região onde mora e reduzir transferências para a Capital.