Sesa investe na mobilização social contra as DST

29 de outubro de 2008 - 18:13

Amanhã, 30, e sexta-feira, 31, a Secretaria da Saúde do Estado realiza o Seminário de Prevenção as DST para capacitar 85 mobilizadores sociais das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES) a desenvolver ações de prevenção com segmentos da população em situação de maior vulnerabilidade. Será no Magna Praia Hotel, na Avenida Historiador Raimundo Girão, 1002, Praia de Iracema, a partir das 8 horas.

Em setembro, a Sesa reuniu representantes dos 16 municípios prioritários da Política de Incentivo à Prevenção das DST/Aids no Ceará para avaliar resultados e planejar novas diretrizes para o Plano de Ações e Metas (PAM) em 2009.  Na reunião, coordenadores de DST/Aids de Fortaleza, Juazeiro do Norte, Crato, Caucaia, Maracanaú, Aracati, Cascavel, Sobral, Iguatu, Russas, Crateús, Canindé, Pacajus, Itapipoca, Limoeiro do Norte e Quixadá apresentaram a situação e estratégias de controle nos municípios.

As tendências da epidemia de Aids no Ceará acompanham as tendências nacionais, com destaque para o crescimento de casos entre mulheres e o aumento do número de municípios pequenos com casos notificados. Desde o primeiro caso registrado no Ceará, em 1983, até julho de 2008, foram notificados 8.076 casos de Aids no Ceará, sendo 5.728 no sexo masculino (71%) e 2.348 no sexo feminino (29%).