Plenária reúne conselheiros de saúde de todo o Estado

29 de outubro de 2008 - 18:18

O Conselho Estadual de Saúde (CESAU) realiza na sexta-feira, dia 31, a VI Plenária Estadual de Conselhos de Saúde do Ceará, com a participação de 360 conselheiros de saúde dos 184 municípios cearenses. A reunião elegerá os representantes titular e suplente para a coordenação da Plenária Nacional de Conselhos de Saúde, que acontecerá em Brasília, de 26 a 28 de novembro deste ano. A Plenária Estadual será realizada a partir das 8h30min, no Hotel Mareiro (antigo Hotel Olympo), na Av. Beira Mar, 2380, Meireles.

Durante a Plenária, os conselheiros de saúde debaterão sobre três temas nas mesas redondas e grupos de trabalho programados: financiamento do SUS e Emenda Constitucional 29; gestão pública do SUS e modelos de gestão; e pacto de gestão e o fortalecimento do controle social. Antes da eleição dos representantes cearenses para a coordenação da Plenária Nacional, os grupos de trabalho apresentarão, no início da tarde, as conclusões dos conselheiros de saúde sobre osa temas propostos.

“O evento ensejará o crescimento da consciência dos conselheiros de que a saúde é um bem do povo, por ele também planejado e executado por ações governamentais, com o acompanhamento da sociedade organizada”, avalia o presidente do CESAU, Alcy Pinheiro. “O CESAU, como condutor do processo, tem a preocupação de manter a harmonia entre os segmentos que compõem o controle social e destes com a gestão da saúde, para confirmar as práticas da assistência integral e descentralizada, em processo democrático e de fomento à cidadania”, afirma.