Primeiro transplantado de medula recebe alta

14 de outubro de 2008 - 12:50

 

Segundo transplante acontecerá em 10 dias 

O primeiro transplantado de medula óssea na rede pública de saúde do Ceará recebeu alta médica na tarde de quinta-feira, 9. O transplante de medula do paciente com mieloma múltiplo (tumor formado por células da medula óssea) foi realizado no dia 26 de setembro. A infusão, injeção de células nas veias do paciente, foi rápida, durou 15 minutos, segundo informou o médico hematologista Fernando Barroso Duarte, que integra com mais dois médicos, Émerson de Sousa Eulálio e Rosângela Ribeiro, a equipe responsável pelo transplante.

Segundo o médico Émerson Eulálio, o paciente teve recuperação rápida e até surpreendente para a equipe. A medula do paciente passou apenas seis dias sem funcionar e, em 11 dias, já estava funcionando, após duas transfusões. O paciente fará a partir de agora o acompanhamento ambulatorial e deverá seguir orientações médicas relacionadas a alimentação, medicamentos e contatos com outras pessoas durante seis meses, pois sua imunidade corresponde à de 11 dias de vida. O paciente terá, por exemplo, que tomar todas as vacinas que tomou quando criança. Mesmo assim, depois de quatro meses, ele poderá retomar as atividades normais que exercia antes do transplante.

O primeiro transplante de medula óssea no Ceará é resultado de uma parceria do Hemoce, unidade da rede estadual de saúde, com o Hospital Universitário Wálter Cantídio, do Governo Federal. O Hemoce, que em julho deste ano teve a licença do Ministério da Saúde e a autorização do Cadastro do Sistema Nacional de Transplantes, é responsável pela coleta, processamento  e congelamento das células. No HUWC foi realizada a infusão. Nenhuma outra unidade de saúde do Ceará, pública ou privada, realiza transplante de medula óssea. Há muitos anos houve uma experiência numa unidade da rede particular. O Hemoce e o Hospital Universitário já estão se preparando para realizar o segundo transplante no próximo mês. A previsão é de que dois transplantes sejam feitos por mês.

O próximo transplante de medula óssea do Ceará já deverá acontecer antes de duas semanas. Em aproximadamente 10 dias o paciente será internado para a realização do transplante. A coleta, processamento e congelamento das células já foram feitos. Outros três pacientes estão sendo preparados para o transplante, com a realização de exames que demoram cerca de dois meses.

O Hemoce aproveita o primeiro transplante para lançar uma campanha de doação de medula óssea. No Ceará, existem hoje 27. 219 cadastros de doação de medula óssea. Para se cadastrar, basta apresentar carteira de identidade, ter entre 18 e 55 anos de idade e estar com boa saúde. As doações no Hemoce são feitas das 7h30min às 17h30min de segunda a sexta-feira. Outra alternativa para quem quer entrar no cadastro e contribuir para salvar vidas é no posto de coleta do Hospital Instituto Dr. José Frota, que funciona até nos domingos e feriados das 13 horas às 17h45min. O telefone do Hemoce é o 3101-2296.

Perguntas e respostas sobre transplante de medula óssea http://www.inca.gov.br

MAIS INFORMAÇÕES
Assessoria de Comunicação da Secretaria da Saúde do Estado
8733.8213/ 31015221.