Doações de leite estão reduzidas. É fácil doar: ligue 08002865678

14 de outubro de 2008 - 12:36

 

A linha direta entre as mães doadoras e o Banco de Leite Humano do Hospital Geral César Cals de Oliveira é o 08002865678. A ligação é gratuita e qualquer mãe, que estiver amamentando  e tem excesso de leite, pode doar. Quando isso acontece, os bebês da UTI têm mais chance de recuperação e o tempo de internação pode diminuir pela metade.

O banco de leite humano do César Cals, hospital da rede estadual, atualmente atende 56 crianças. Por isso a necessidade diária de 10 litros de leite. Logo, é de grande importância que as mães possam se conscientizar e doar leite. É  uma ação que salva a vidas.

As doações diárias que chegam ao banco estão reduzidas. Hoje, apenas 5 mães estão doando, mas esse número é relativo, segundo conta Cristina Rabelo, enfermeira responsável pelo banco. “Há dias em que temos bem mais doação, mas épocas que há uma redução”, destaca. A ligação gratuita é meio mais fácil para as mães, que desejarem doar, entrar em contato com o hospital, pois facilita as doações e também podem ser tiradas as dúvidas mais freqüentes que as mães possam ter. É também por esse número que elas recebem orientações e esclarecimentos sobre o aleitamento materno. E o serviço vai além. Se a mãe não pode comparecer ao hospital, uma equipe vai ate à casa da doadora, para trazer o leite doado. No banco, o leite é tratado, pasteurizado, armazenado e só então distribuído para toda criança que dele necessitar. 

Ao doar, as mães ajudam a manter o estoque de leite do banco, que alimenta os bebês da UTI do próprio César Cals, como também de outras maternidades. O banco de leite do HGCC funciona todos os dias, de 7 da manhã até às 19h. Em todo o Ceará, existem seis bancos de leite humano.