Operação Sorriso: Albert Sabin faz triagem neste fim de semana

22 de setembro de 2008 - 12:26

Nos próximos dois dias, sábado e domingo, a Operação Sorriso vai selecionar, no Hospital Infantil Albert Sabin, 100 crianças e adolescentes para realização de cirurgias do lábio leporino. São crianças de seis meses de vida até 17 anos que vão ganhar sorriso novo. A seleção começa às 8 horas do sábado, no Hospital Albert Sabin, que fica na Rua Tertuliano Sales, 544, no bairro Vila União. As cirurgias já serão realizadas no período de 24 a 28 deste mês.

Antes da triagem no Hospital Albert Sabin, as crianças e adolescentes foram avaliadas nos municípios pelos médicos do Programa Saúde da Família (PSF) e também pelos dentistas. Para participar da seleção no Hospital Albert Sabin, as crianças devem vir acompanhadas de uma acompanhante maior de idade, trazendo guia de encaminhamento e certidão de nascimento do paciente. A trigame dos pacientes vindos do Interior do Estado será no domingo. Os resultados da triagem são anunciados no mesmo dia.

A Operação Sorriso é formada por profissionais de saúde voluntários do Brasil e de outros países. É um reforço, que acontece uma vez por ano, na rotina do Hospital Albert Sabin. Por mês, seis cirurgiões plásticos realizam 40 cirurgias de lábio leporino no hospital. Uma equipe de 28 profissionais do Albert Sabin acompanham 984 pacientes com fissura palatal.