Dengue

9 de setembro de 2008 - 16:28

O QUE É DENGUE
É uma doença infecciosa febril  aguda, que pode ser de curso benigno ou grave, dependendo da forma como se apresente: infecção inaparente, dengue clássico (DC), febre hemorrágica da dengue (FHD)  ou síndrome de choque da dengue SCD).

AGENTE ETIOLÓGICO
É um arbovírus (vírus transmitido por artrópodes, como os mosquitos) , com quatro soro-tipos conhecidos: DENV1, DENV2, DENV3 e DENV4.

VETORES
São mosquitos do gênero Aedes. A espécie Aedes aegypti é a mais importante na transmissão da doença e também pode ser transmissora dafebre amarela urbana.

COMO É TRANSMITIDA
A doença é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. Não  há transmissão pelo contato direto com um doente ou suas secreções, nem por meio de fontes de água ou alimento.

QUAIS OS SINTOMAS
O doente pode apresentar febre, dor de cabeça, dor nos olhos, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar sinais de alarme para dengue hemorrágica. Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção medica, pois pode ser fatal.

COMO SE PREVENIR
A melhor forma de evitar a dengue é eliminar os criadouros do mosquito. É importante vedar caixas d’água, tanques e cisternas, lavar e cobrir potes e não acumular água em latas, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus usados, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas.