Site Coronavírus oferece informação acessível a partir de ferramenta VLibras

18 de maio de 2020 - 10:55 # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP
Repórter:
Daniel Araújo
Arte Gráfica: Júlio Lopes

Oferecer maior acessibilidade e possibilidade de inclusão a pessoas com deficiência auditiva. Foi partindo desse objetivo que a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) implantou a ferramenta VLIBRAS no Site Coronavírus, do Governo do Estado.

Realizada por meio da Coordenadoria de Políticas em Gestão de Cuidado (Cogec) da Sesa e a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), a iniciativa surgiu com a proposta de facilitar o acesso às informações do hotsite a partir da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

“A ação faz parte de um conjunto de medidas que visa à prevenção e à proteção deste segmento populacional no enfrentamento da pandemia de Covid-19”, afirma Juliana Donato, assessora técnica da Cogec. O VLIBRAS já encontra-se disponível no site em fase de teste. Ao acessar coronavirus.ceara.gov.br, o usuário poderá acionar a ferramenta no canto direito da tela. Depois, basta selecionar o texto. O avatar sinalizará o que está escrito automaticamente, convertendo o texto escrito para a língua de sinais.

Hotsite

Lançado em março de 2020 pelo Governo do Ceará, o hotsite Coronavírus disponibiliza para a população e profissionais de saúde uma série de informações sobre a Covid-19. Todo o conteúdo é atualizado diariamente por equipes da Sesa e da ESP/CE, baseado em orientações do Ministério da Saúde (MS) e Organização Mundial da Saúde (OMS).

Até o dia 11 de maio, a plataforma contava com 271 mil usuários ativos. Desse total, 267.375 (98,38%) moram no Brasil e 1.597 (0,59%) residem nos Estados Unidos . Grande parte dos visitantes, cerca de 120 mil pessoas (41,43%), é residente de Fortaleza.