lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias Durante as férias, atualize as vacinas de toda a família
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Durante as férias, atualize as vacinas de toda a família
Qua, 04 de Julho de 2018 11:49

alt

Chegaram as férias escolares e para melhor desfrutar o período sem surpresas desagradáveis a dica da Secretaria da Saúde do Ceará é manter a saúde em dia. Para evitar doenças e aumentar as chances de umas férias saudáveis, a sugestão é que as famílias reservem um pouco do tempo disponível para atualizar a caderneta de vacinação das crianças, dos jovens, das gestantes, dos adultos e dos idosos e assim deixar todos protegidos durante e depois das férias.

O calendário básico de vacinação brasileiro é definido pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) e estabelece as vacinas consideradas de interesse prioritário para a saúde pública do país. Atualmente é constituído por 15 vacinas recomendadas à população, desde o nascimento até a velhice, oferecidas gratuitamente nas unidades básicas de saúde e nos postos de vacinação da rede pública. O Programa Nacional de Imunizações (PNI) tem como principal objetivo manter o controle de todas as doenças que podem ser erradicadas ou controladas com o uso da vacina.

A vacina é um dos mecanismos mais eficazes na defesa do organismo humano contra agentes infecciosos e bacterianos. De acordo com a coordenadora estadual de imunizações, Ana Vilma Leite Braga, o período das férias de julho é ideal para a atualização do cartão de vacina de toda a família. "Este é o momento. Vamos trabalhar a prevenção, evitando doenças que podemos prevenir com vacinas. As vacinas estão distribuídas em todo estado do Ceará, durante todo o ano", ressalta.

O Calendário Nacional de Vacinação das crianças contempla vacinas para várias doenças que podem ser muito graves ou mesmo até fatais, como: poliomielite, difteria, coqueluche, tétano, tuberculose, meningite, pneumonias, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, diarreia por rotavírus e influenza. Adolescentes também devem atualizar o cartão de vacina, pois doenças como HPV, meningite, hepatite B, sarampo, caxumba, rubéola podem causar prejuízos à saúde dessa população.

A imunização durante a infância e a adolescência ajuda na prevenção de doenças e auxilia a evitar surtos. "Neste mês de julho, aproveitem o papai e a mamãe, levem as crianças, os adolescentes e a família. Vá a um posto de saúde mais próximo de sua residência para tomar sua vacina", aconselha.


Saiba quais são as vacinas que você e sua família deve tomar: Calendário Básico de Vacinação 2018.



Assessoria de Comunicação da Sesa
Cristiane Bonfim/ Marcus Sá/ Helga Rackel
(85) 3101.5221 / 3101.5220
www.facebook.com/SaudeCeara
 

Calendário

Outubro 2018
D 2a 3a 4a 5a 6a S
30 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3