Página Inicial Notícias Governador premia unidades de saúde em evento em defesa do SUS
Governador premia unidades de saúde em evento em defesa do SUS
Qua, 13 de Junho de 2018 17:57

O governador Camilo Santana participou, nesta quarta-feira (13), da abertura do 1º Encontro Nordeste Saúde da Família (Enesf), no Centro de Eventos do Ceará. Reunindo mais de cinco mil pessoas, entre estudantes, pesquisadores e profissionais da Saúde, o encontro ocorrerá até a próxima sexta-feira (15), e traz como tema a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), que completa 30 anos em 2018, e da Estratégia Saúde da Família, implantada há 25 anos.

Camilo destacou a relevância de unir forças no Estado para defender o SUS, diante do momento de crise enfrentado pelo País, e com o mesmo empenho estimular os profissionais da saúde a cada vez mais aprimorar o trabalho ofertado para a população cearense.

“O Programa Saúde da Família e os agentes de saúde são um orgulho para todos nós, cearenses, que somos pioneiros neste projeto. Ele fortalece o Sistema Único de Saúde. Esse evento comemora o SUS e vem para fortalecer e defender o sistema, num momento em que o governo federal limitou gastos através de PEC na Saúde, uma área que é demandada todos os dias pela população brasileira. Hoje, mais de 80% do Ceará utiliza os serviços do SUS como atendimento, então é preciso destacar a sua importância”, afirmou.

A abertura do evento foi marcada pela entrega dos selos bronze do Projeto de Qualificação da Atenção Primária à Saúde – QualificaAPSUS Ceará para 147 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de 88 municípios cearenses. O governador entregou cada selo aos representantes da UBS e parabenizou os esforços dos agentes comunitários.

“Esse também é momento de premiar os municípios pelo trabalho realizado nas Unidades Básicas de Saúde. A Secretaria (da Saúde) lança desde 2016 a certificação, onde se monitora e se avaliam os atendimentos. Aqui, 147 unidades serão premiadas como uma forma de estimular, para que o SUS possa cada vez mais oferecer um trabalho de qualidade com o trabalho fundamental de atenção primária à saúde das famílias, acompanhando a população com prevenção, de casa em casa”, complementou o governador.

Durante a solenidade, o chefe do Executivo ainda foi homenageado com a entrega do “Selo 25 anos ESP/CE”, em reconhecimento ao trabalho do chefe do Executivo voltado às questões da rede estadual. O secretário da Saúde, Henrique Javi, também recebeu a condecoração.

Reconhecimento de qualidade

Lançado pela Sesa no início de 2016, o Selo Bronze faz parte do QualificaAPSUS Ceará. O projeto estabelece padrões de qualidade comuns para a Atenção Primária com consequente certificação das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Recebem o Selo Bronze de Qualidade 2018 aquelas unidades de saúde que alcançaram os itens que visam garantir a segurança do cidadão e da equipe de trabalho. Em 2018, foi lançado o 1º Chamamento Público para Avaliação do Selo Bronze de Qualidade, no qual se inscreveram 207 Equipes de Saúde da Família, vinculadas a 170 Unidades Básicas de Saúde, em 99 municípios cearenses.

Segundo a Sesa, a certificação das Unidades Básicas de Saúde atesta o processo de fortalecimento da Atenção Primária nos municípios, possibilitando seu reconhecimento social perante o Estado, além de incentivar as equipes a criar um padrão de qualidade da Atenção Primária, que garanta um acesso qualificado, efetivo e resolutivo.

“Esse é um trabalho de pactuação entre Estado e municípios para desenvolver ações sólidas dentro da Saúde do Ceará. Defendemos o Sistema Único de Saúde com muita prática, mostrando resultados e o reconhecimento pelo compromisso de cada um dos envolvidos nas Unidades Básicas de Saúde”, expôs o secretário Henrique Javi.

Profissionais empenhados

Para a enfermeira Germana Soares, da UBS Guiomar Pessoa Câmara, em Maranguape, a palavra que guia a luta dos profissionais da Saúde é “resistência”. Ela acredita que, com a união das forças dos agentes e o apoio sempre presente do Governo do Ceará, o SUS se manterá sempre vivo e pronto a atender a quem precisa.

“Em eventos assim nós nos sentimos valorizados. Vemos que os gestores estão sensibilizados com a nossa causa e o nosso trabalho diário. Aqui queremos socializar para unir vozes em defesa do SUS. O SUS não pode acabar. Tem que ser implementado, melhorado e fiscalizado corretamente”, disse Germana, que recebeu junto a colegas do município um dos Selo Bronze da cerimônia.

Diretor do Hospital Municipal de Umirim, Océlio Pinheiro defende que só a integração das redes de saúde pública podem melhorar a vida do povo mais necessitado e realizar da forma mais completa a cobertura de atendimento em todo o Estado.

“Hoje o nosso município está ganhando o selo. Isso é muito importante para reconhecer a excelência com a qual os nossos profissionais estão trabalhando. Vemos com enorme felicidade o apoio do Governo. Só assim iremos avançar para uma sociedade mais justa e com mais saúde para a população”.

Agentes

O Ceará foi o pioneiro no Brasil na experiência dos agentes comunitários de saúde. A atividade foi criada em 1987 com foco na redução da mortalidade infantil no Estado, que girava em torno de 110 por mil nascidos vivos e caiu a 12 por mil nascidos vivos em 2015. Os agentes de saúde incorporaram diversas outras funções e foram integrados às equipes de saúde da família, na atenção primária de saúde prestada pelos municípios. Hoje o Ceará tem 14.788 agentes comunitários de saúde e 2.458 equipes de saúde da família implantadas.

1º Encontro Nordeste Saúde da Família (Enesf)

A iniciativa é uma realização de Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Conselho Estadual de Saúde (Cesau), com o apoio de entidades e universidades.

Fotos: Davi Pinheiro/ Governo do Ceará

Assessoria de Imprensa do Governo do Ceará