Página Inicial Notícias Hospital Regional Norte mantém reconhecimento nacional de assistência segura ao paciente
Qua, 13 de Junho de 2018 16:01

O Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, da rede pública do Governo do Ceará, comemora mais uma conquista: a renovação do certificado de Acreditado Pleno Nível II, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O reconhecimento é dado a hospitais que atendem aos critérios de segurança assistencial ao paciente e também apresentam gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades. Todas essas ações proporcionam uma saúde de qualidade nos serviços ofertados à população dos 55 municípios da macrorregião Norte.

Nos dias 5 e 6 de junho, o HRN recebeu a visita da equipe do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), entidade acreditadora credenciada pela ONA para avaliar a manutenção do certificado. Durante a avaliação, foram visitados serviços assistenciais, como emergência adulto, UTI Adulto, obstetrícia e neonatologia; de apoio da unidade, como centro de imagem, laboratório e farmácia, e administrativo, além de reuniões com os gestores da unidade hospitalar. O primeiro título de Acreditado Pleno – Nível II do Hospital Regional Norte foi em 13 de julho de 2017, que fez do HRN o terceiro hospital público acreditado do Estado.

A prestação de um cuidado seguro e de qualidade faz a diferença na vida de muitos pacientes que passam diariamente no Hospital Regional Norte, como é o caso da dona de casa Valéria Gomes da Silva, 21 anos, residente do município de Viçosa do Ceará. Ela deu à luz ao pequeno Pedro Lucas no centro de parto normal do serviço de obstetrícia. A criança nasceu prematura de 26 semanas e cinco dias, por isso, precisou ficar internada na UTI Neonatal durante mais de três meses para ter o desenvolvimento respiratório, acompanhada pela equipe multiprofissional. “O atendimento é ótimo. Cuidaram muito bem de mim, agora estão tendo toda atenção com o meu filho. Antes de vir pra cá, minha vizinha me deu boas referências daqui. Agora que ele está na enfermaria canguru, a gente fica mais aliviada e também perto de ir pra casa”, diz Valéria.

O diretor-geral do HRN, Daniel Hardy Melo, destaca a importância que o processo de acreditação traz para os pacientes. “Busca-se evidenciar quais melhorias e evoluções ocorreram desde a última visita realizada. Para os pacientes, é mais uma oportunidade para se assegurar do esforço que fazemos para garantir a qualidade e a segurança na assistência”, destaca o diretor.

Atendimento

O hospital tem como principal perfil no seu atendimento, pacientes clínicos, cirúrgicos, pediátricos, neonatais e obstétricos. A unidade conta com 430 leitos operacionais, oferecendo atendimento 24h para Urgência e Emergência Adulto e Pediátrica. Desde o início dos atendimentos, em março de 2013, até maio deste ano, já foram atendidas 263.979 pessoas nas emergências.

Acreditação

O Sistema de Acreditação é uma metodologia reconhecida pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Esta certificação visa comprovar a segurança no gerenciamento de processos, tanto assistenciais como administrativos, reforçando a credibilidade, a confiança e a sustentabilidade da instituição, visando sempre uma assistência segura e de qualidade para população. A metodologia apresenta três níveis: Acreditado (nível I), Acreditado Pleno (nível II) e Acreditado com excelência (nível III). As visitas para manutenção dos certificados são feitas regularmente, a cada 8 ou 12 meses.

Fotos: Assessoria de Imprensa do HRN

Assessoria de Imprensa do HRN