lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias Hospital Regional Norte mantém reconhecimento nacional de assistência segura ao paciente
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Hospital Regional Norte mantém reconhecimento nacional de assistência segura ao paciente
Qua, 13 de Junho de 2018 16:01
alt

O Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, da rede pública do Governo do Ceará, comemora mais uma conquista: a renovação do certificado de Acreditado Pleno Nível II, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O reconhecimento é dado a hospitais que atendem aos critérios de segurança assistencial ao paciente e também apresentam gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades. Todas essas ações proporcionam uma saúde de qualidade nos serviços ofertados à população dos 55 municípios da macrorregião Norte.

Nos dias 5 e 6 de junho, o HRN recebeu a visita da equipe do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), entidade acreditadora credenciada pela ONA para avaliar a manutenção do certificado. Durante a avaliação, foram visitados serviços assistenciais, como emergência adulto, UTI Adulto, obstetrícia e neonatologia; de apoio da unidade, como centro de imagem, laboratório e farmácia, e administrativo, além de reuniões com os gestores da unidade hospitalar. O primeiro título de Acreditado Pleno – Nível II do Hospital Regional Norte foi em 13 de julho de 2017, que fez do HRN o terceiro hospital público acreditado do Estado.

alt

A prestação de um cuidado seguro e de qualidade faz a diferença na vida de muitos pacientes que passam diariamente no Hospital Regional Norte, como é o caso da dona de casa Valéria Gomes da Silva, 21 anos, residente do município de Viçosa do Ceará. Ela deu à luz ao pequeno Pedro Lucas no centro de parto normal do serviço de obstetrícia. A criança nasceu prematura de 26 semanas e cinco dias, por isso, precisou ficar internada na UTI Neonatal durante mais de três meses para ter o desenvolvimento respiratório, acompanhada pela equipe multiprofissional. “O atendimento é ótimo. Cuidaram muito bem de mim, agora estão tendo toda atenção com o meu filho. Antes de vir pra cá, minha vizinha me deu boas referências daqui. Agora que ele está na enfermaria canguru, a gente fica mais aliviada e também perto de ir pra casa”, diz Valéria.

alt

O diretor-geral do HRN, Daniel Hardy Melo, destaca a importância que o processo de acreditação traz para os pacientes. “Busca-se evidenciar quais melhorias e evoluções ocorreram desde a última visita realizada. Para os pacientes, é mais uma oportunidade para se assegurar do esforço que fazemos para garantir a qualidade e a segurança na assistência”, destaca o diretor.

Atendimento

O hospital tem como principal perfil no seu atendimento, pacientes clínicos, cirúrgicos, pediátricos, neonatais e obstétricos. A unidade conta com 430 leitos operacionais, oferecendo atendimento 24h para Urgência e Emergência Adulto e Pediátrica. Desde o início dos atendimentos, em março de 2013, até maio deste ano, já foram atendidas 263.979 pessoas nas emergências.

alt

Acreditação

O Sistema de Acreditação é uma metodologia reconhecida pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Esta certificação visa comprovar a segurança no gerenciamento de processos, tanto assistenciais como administrativos, reforçando a credibilidade, a confiança e a sustentabilidade da instituição, visando sempre uma assistência segura e de qualidade para população. A metodologia apresenta três níveis: Acreditado (nível I), Acreditado Pleno (nível II) e Acreditado com excelência (nível III). As visitas para manutenção dos certificados são feitas regularmente, a cada 8 ou 12 meses.


Fotos: Assessoria de Imprensa do HRN

Assessoria de Imprensa do HRN
Thiago Conrado
(88) 3677-9300
 

Calendário

Junho 2018
D 2a 3a 4a 5a 6a S
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30