lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias Oficina prepara construção da política de assistência farmacêutica
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Oficina prepara construção da política de assistência farmacêutica
Qui, 07 de Junho de 2018 15:19
alt

Gestores e profissionais da assistência farmacêutica da rede pública do Estado e municípios debateram durante a quinta-feira, 7 de junho, estratégias de gestão e sustentabilidade para um novo modelo de assistência farmacêutica no Estado, durante a Oficina de Construção da Política Estadual de Assistência Farmacêutica do Ceará. Iniciativa da Secretaria da Saúde do Ceará em parceria com o Laboratório Interdisciplinar de Saúde Coletiva, Farmácia Social e Saúde Mental Infantojuvenil (Lisfarme), da Universidade Federal do Ceará (UFC), a oficina contou com as presenças da secretária-adjunta da Saúde do Ceará, Isabel Cavalcanti, e de representantes da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau), Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE).

alt

A oficina foi motivada pela necessidade de reflexão sobre as novas e futuras demandas que têm se apresentado no Estado, tanto por fatores demográficos e epidemiológicos quanto pela ampliação da cobertura dos serviços, bem como pelo novo modelo de financiamento das ações e serviços de saúde do país e de organização do sistema de Redes de Atenção à Saúde (RAS), coordenadas e orientadas pela Atenção Primária à Saúde. "O Ceará sai com força na frente nesta oficina, discutindo uma parte da política que é nacional, mas que tem que ser definida pelo Estado", reconheceu André Lacerda, representante da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). "Este evento é um marco dentro da política nacional da assistência farmacêutica, não só para o Ceará, mas para o Brasil", avaliou.

alt

"Torna-se extremamente relevante a gente discutir a assistência farmacêutica e inúmeras transformações, custo e de como fazer a sustentabilidade do setor da assistência farmacêutica pelo SUS", refletiu a coordenadora da Assistência Farmacêutica do Estado, Fernanda Cabral. Ela considerou oportuna a realização da discussão, em face das experiências acumuladas pelo Ceará. "Temos uma história bem peculiar no Ceara, com a compra centralizada e com a farmácia viva e o cenário atual é completamente fértil", admitiu. A avaliação foi endossada pela secretária-adjunta da Saúde do Ceará, Isabel Cristina Cavalcanti. "Nós, no início dos anos 90, apresentamos a primeira proposta de um modelo de assistência farmacêutica", lembrou a secretária-adjunta. "Pensamos Assistência Farmacêutica como parte integrante do Sistema Único de Saúde, com ações bem definidas, com atividades que perpassam todas as áreas da atenção e da promoção da saúde", concluiu.

alt



Fotos:  Assessoria de Comunicação da Sesa


Assessoria de Comunicação da Sesa
Cristiane Bonfim/ Marcus Sá / Helga Rackel/ Fátima Holanda
(85) 3101.5221 / 3101.5220
www.facebook.com/SaudeCeara
 

Calendário

Junho 2018
D 2a 3a 4a 5a 6a S
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30