Regiões de Saúde realizam monitoramento de indicadores de vigilância

Página Inicial Notícias Regiões de Saúde realizam monitoramento de indicadores de vigilância
Regiões de Saúde realizam monitoramento de indicadores de vigilância
Qua, 16 de Maio de 2018 15:49

As cinco Macrorregiões de Saúde do Ceará concluem nesta quarta-feira, 16 de maio, a 1ª Etapa do Monitoramento do Painel de Indicadores Estratégicos de Vigilância em Saúde 2018. Representantes dos 184 municípios e das 22 Regiões de Saúde iniciaram o monitoramento na terça-feira, dia 15, em Maracanaú (Macro Fortaleza), Sobral (Macro Sobral), Crato (Macro Cariri), Russas (Macro Litoral Leste) e Quixadá (Macro Sertão Central) para avaliar a situação de saúde da população cearense por meio de indicadores estratégicos pactuados em diversas esferas.

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde do Ceará, responsável pelas ações de vigilância em saúde do Estado, iniciou no ano de 2015 o processo de construção de um painel de indicadores estratégicos, com o principal objetivo de consolidar a rotina de monitoramento e avaliação entre as equipes de vigilância em saúde do Estado, regiões e municípios. Composto por 44 indicadores selecionados por meio de construção coletiva com as respectivas áreas técnicas, o painel contempla informações acerca da vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, vigilância ambiental, informação e análise em saúde, imunizações e controle de vetores.

Para a construção do painel de indicadores, inicialmente levou-se em consideração as pactuações oficiais, como o Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde – PQAVS e o Contrato Organizativo de Ação Pública – COAP. No entanto, os indicadores do painel foram selecionados levando em consideração critérios como representatividade, oportunidade e reprodutibilidade nos âmbitos regional e municipal. A periodicidade estabelecida para o monitoramento dos indicadores foi quadrimestral, pois esse intervalo permitiria uma avaliação da execução de ações desenvolvidas, ao mesmo tempo em que possibilita a intervenção oportuna diante dos problemas identificados.

Para garantir a descentralização e autonomia das equipes no monitoramento e avaliação dos indicadores de sua região ou município, foi elaborado um manual instrutivo claro e didático contendo fichas de qualificação com forma de cálculo e passo a passo, que orientam a retirada de dados dos sistemas de informação em saúde necessários a cada um dos indicadores. O monitoramento descentralizado coloca os municípios no centro das análises e discussões, para a construção da melhor estratégia de melhoria dos indicadores e, consequentemente, da saúde da população.

Desde 2016 são realizadas reuniões periódicas de monitoramento dos indicadores com coordenadores e técnicos regionais e outras áreas afins. Esses encontros permitem a análise da situação de saúde e o realinhamento das estratégias de ação nos âmbitos estadual, regional e municipal. Neste ano, o monitoramento dos indicadores, antes centralizado em reuniões em Fortaleza com os coordenadores das regiões de saúde, passa a ser descentralizado e ocorre simultaneamente em municípios das cinco macrorregiões de saúde do Estado, contando com a presença das autoridades municipais e regionais de saúde.

O Painel de Indicadores Estratégicos está em seu terceiro ano de execução e é um marco para as ações descentralizadas de vigilância em saúde no Ceará. O monitoramento e avaliação de indicadores, como parte dos processos de trabalho da vigilância em saúde, representam um importante instrumento de análise da execução das ações à luz dos resultados alcançados e do cumprimento de metas, subsidiando assim, a tomada de decisões e planejamento de ações por gestores e profissionais de saúde.

Cristiane Bonfim/ Marcus Sá / Helga Rackel/
(85) 3101.5221 / 3101.5220