lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias Governador Camilo anuncia chamada imediata dos pacientes para Plantão Saúde Cirurgia
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Governador Camilo anuncia chamada imediata dos pacientes para Plantão Saúde Cirurgia
Qua, 16 de Maio de 2018 14:44
alt

O governador Camilo Santana anunciou na manhã desta quarta-feira (16) a chamada imediata dos pacientes que serão beneficiados pelo Plantão Saúde Cirurgia. A iniciativa conta com 34 prestadores de serviços de saúde contratados ou em processo de contratação que realizarão 8.162 cirurgias em sete especialidades. A iniciativa visa reduzir a fila de cirurgias eletivas de média e alta complexidade no Ceará. O governador e o secretário da Saúde, Henrique Javi, participaram de reunião na sede da Secretaria com os representantes dessas instituições.

Na primeira etapa do programa, serão destinados R$ 52,4 milhões para o pagamento desses procedimentos, inclusive exames pré e pós-operatórios. A iniciativa deve contemplar 12.466 cirurgias eletivas de alta e média complexidade. Um total de R$ 100 milhões foi disponibilizado pelo Estado para essa finalidade.

“Nós lançamos um edital para que tanto hospitais filantrópicos quanto particulares pudessem aderir ao programa. Catorze instituições já apresentaram seus contratos. O próximo passo agora é a Secretaria apresentar toda a relação de pacientes para que essas instituições já convoquem esses pacientes a partir de segunda-feira”, explicou o governador. Durante a reunião com cerca de 30 participantes, Camilo Santana agradeceu aos hospitais que serão parceiros nessa iniciativa.

alt

A rede de hospitais do Governo do Ceará fez cerca de 66 mil cirurgias em 2017 e realizou 7,84 milhões de exames no ano passado. O secretário da Saúde do Ceará, Henrique Javi, destacou a importância do Programa Plantão Saúde Cirurgia para conseguir ampliar ainda mais esse atendimento e reduzir o tempo de espera por cirurgias eletivas no Ceará.

Os pacientes começarão a ser chamados na próxima semana para avaliação pré-cirúrgica para a realização de procedimentos nas especialidades de traumatologia, ortopedia, oftalmologia, cardiologia, neurologia, urologia e otorrinolaringologia.

Funcionamento do programa

O Governo do Estado publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) nº 043, de 5 de março de 2018, Chamamento Público com o objetivo de identificar serviços especializados na área da saúde, e, assim, viabilizar o atendimento das pessoas cadastradas na Central de Regulação (Cresus) com solicitação de cirurgias eletivas até novembro de 2017.
Todos os contratados garantirão o atendimento antes, durante e depois das cirurgias dos pacientes, realizando exames e consultas médicas quando necessários. A comprovação do atendimento será por meio de registro nos Sistemas do Ministério da Saúde. Para as internações hospitalares, o sistema utilizado é o Sistema de Informação Hospitalar (SIH), que tem como principal instrumento a Autorização de Internação Hospitalar (AIH), e ainda, planilhas auxiliares, quando necessário. O agendamento de pacientes para cirurgia, o controle da sua execução e o pagamento dos serviços realizados ficarão sob a responsabilidade da Coordenação de Regulação, Avaliação e Controle (Corac/Sesa).

alt



Fotos: Assessoria de Comunicação da Sesa


Assessoria de Comunicação da Sesa
Cristiane Bonfim/ Marcus Sá / Helga Rackel/
(85) 3101.5221 / 3101.5220
www.facebook.com/SaudeCeara
 

Calendário

Maio 2018
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2