Mãe realiza sonho e tem primeiro filho aos 41 anos
lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias Mãe realiza sonho e tem primeiro filho aos 41 anos
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Mãe realiza sonho e tem primeiro filho aos 41 anos
Sex, 11 de Maio de 2018 08:04
alt

De uma família de seis filhos, Maria Ivanilde Araújo Cruz é a única mulher. Natural de Apuiarés, município da região norte do Ceará, ela mora há 20 anos em Fortaleza. Em 2015, casou-se e trouxe o pai para morar com ela na capital. Três anos depois, aos 41 anos, Ivanilde dá à luz ao seu primeiro filho. Kaleby nasceu na última segunda-feira, 7 de maio, no Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), do Governo do Ceará. “Estou muito feliz, realizada”, comemora.

Ivanilde sempre sonhou em ser mãe. O trabalho como babá e os cuidados com o pai já davam o tom da maternidade ao dia a dia dela, que tinha dificuldade de engravidar. “Tenho dois miomas e estava me preparando para a cirurgia, fiz todos os exames pré-operatórios. Quando me ligaram para a cirurgia, eu tive que adiar porque estava grávida. Foi um ano tentando engravidar”, relembra com alegria.

Devido à idade e aos miomas, Ivanilde foi avaliada como gestante de alto risco e recebeu acompanhamento especializado no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), também do Governo do Ceará. “Fiz todo o meu pré-natal no posto e no HGF”, ressalta a nova mãe, reconhecendo a importância do acompanhamento médico para uma gestação sadia para ela e o bebê. Sem apresentar riscos, Ivanilde foi encaminhada para a maternidade do Hospital José Martiniano, onde Kaleby nasceu com 54cm e pesando 3.730g, um menino forte e sadio. “Ele é calmo, só acorda para mamar”, fala embalando o bebê no colo.

alt

Vencendo o preconceito que sofria por causa da idade, Ivanilde acreditou e conseguiu realizar seu sonho. “É ter calma, paciência e não desistir, que consegue”, enfatiza. Agora, mãe e filho preparam-se para receber alta e passar o domingo em casa. “No Dia das Mães, quero estar em casa. Meu marido já arrumou tudo”, fala.

Homenagem às mães

Na quarta-feira, 9, a equipe multidisciplinar da maternidade do HMJMA preparou uma homenagem às mães internas. Os profissionais organizaram um momento de descontração com apresentação musical, distribuição de chocolates e lembrancinhas, além de orientarem às novas mamães sobre saúde materno-infantil.

alt

Estrutura

Este ano, até o mês de abril, o Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar realizou 538 partos, sendo 250 normais e 288 cesáreas. Destes, 155 só no mês passado. O HMJMA funciona como retaguarda de emergência obstétrica para o HGF e o Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC). Incorporado à estrutura da Secretaria da Saúde do Estado em 2011, o antigo Hospital da Polícia Militar possui atualmente 34 leitos, equipada com 10 leitos de berçário de médio-risco e 24 para obstetrícia.

A equipe médica é composta por obstetras, neonatologistas, anestesistas, fonoaudióloga, enfermeiras e técnicas de enfermagem, para melhor atender as gestantes da rede saúde pública. São realizados exames como a triagem neonatal (teste do pezinho), teste do reflexo vermelho (teste do olhinho), oximetria de pulso (teste do coraçãozinho), triagem auditiva neonatal (teste da orelhinha) e teste da linguinha, que poderá detectar eventuais problemas de fala no bebê.



Assessoria de Comunicação da Sesa
Cristiane Bonfim/ Marcus Sá / Helga Rackel
(85) 3101.5221 / 3101.5220
www.facebook.com/SaudeCeara


Leia mais:

Bancos de leite humano convidam mães para doação


Hospital São José reúne diferentes histórias de mulheres que se tornaram mães


Desafios fortalecem mães que acompanham filhos em tratamento
 

Calendário

Agosto 2018
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 1