Página Inicial Notícias Projeto inicia implantação das mesas regionais de negociação do SUS
Projeto inicia implantação das mesas regionais de negociação do SUS
Qua, 06 de Setembro de 2017 13:02

O Fórum Regional de Gestão do Trabalho em Saúde está com inscrições abertas para gestores e representantes de trabalhadores na saúde da 20ª Região de Saúde. Agendado para o dia 15 de setembro, na Escola Estadual de Educação Profissional Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau, no Crato, o Fórum faz parte das atividades do projeto Apoio à Implementação de Mesas Regionais de Negociação Permanente do SUS como Estratégia de Fortalecimento da Gestão do Trabalho no SUS, que a Secretaria da Saúde do Ceará começa a desenvolver em cinco regiões de Saúde. Faça aqui sua inscrição .

A Mesa Estadual de Negociação Permanente do SUS (MENPSUS-CE), instância paritária que reúne gestores e trabalhadores para negociar as reivindicações e conflitos nas relações de trabalho, pactuou em 2013 a criação do grupo de trabalho intitulado “GT Regionalização de Mesas de Negociação Permanente do SUS”, que foi institucionalizado pela Secretaria da Saúde do Ceará. O GT funcionou pelo período de um ano e teve como principal produto a construção do documento “Diretrizes para implantação de Mesas Regionais de Negociação Permanente do SUS.

A experiência foi submetida ao concurso “Prêmio Inova SUS 2015 – Gestão do Trabalho em Saúde”, iniciativa do Ministério da Saúde que objetiva identificar, reconhecer, valorizar e incentivar projetos e experiências inovadoras em Gestão do Trabalho em Saúde no âmbito do SUS. Com a conquista da quarta colocação no país, a experiência deu origem ao projeto que a Coordenadoria de Gestão do Trabalho em Saúde (CGTES) começa a implementar em cinco regiões de Saúde.

O projeto objetiva contribuir para a democratização das relações de trabalho por intermédio do fortalecimento e ampliação dos espaços de negociação e do diálogo nas regiões de saúde de Crato, Icó, Aracati, Sobral e Itapipoca, contribuindo para o aprimoramento da política pública de saúde. As condições de trabalho e o processo de gestão do trabalho, objeto da atuação das mesas permanentes de negociação do SUS, são reconhecidamente aspectos essenciais da melhoria do atendimento à população e cumprimento das metas de humanização e acesso do SUS.

Projeto Apoio à Implementação de Mesas Regionais de Negociação Permanente do SUS como Estratégia de Fortalecimento da Gestão do Trabalho no SUS.

Faça aqui sua inscrição

Cronograma de Atividades

15 de setembro de 2017
Fórum Regional de Gestão do Trabalho em Saúde – Crato