lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias Terceira UPA 24h de Fortaleza já em funcionamento
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Terceira UPA 24h de Fortaleza já em funcionamento
Sex, 11 de Maio de 2012 09:10
alt

"Não é uma inauguração só para tirar fotos. A UPA começa a atender agora, imediatamente após a inauguração, com todos os profissionais, incluindo 36 médicos e 18 enfermeiros já a postos para trabalhar", disse o Governador Cid Gomes na noite da última quinta-feira, 10, ao entregar à população de Fortaleza a terceira UPA construída pelo  Governo do Estado e o Ministério da Saúde. Na primeira madrugada de funcionamento da nova unidade foram atendidas 15 pessoas. A UPA 24 horas fica na Rua Miguel Gurgel, s/n, no bairro Coaçu, próximo ao Centro das Tapioqueiras, em Messejana.
 
Agora, aumenta para três o número de UPAs 24h atendendo casos de urgência e emergência  na capital. A primeira a ser inaugurada e entregue à população foi a da Praia do Futuro no dia 22 de março deste ano. Em apenas 50 dias de funcionamento realizou 12.500 atendimentos. A UPA do Autran Nunes  foi a segunda unidade, inaugurada há menos de um mês, no dia 19 de abril. De lá para cá, fez 10 mil atendimentos. Entre os atendimentos, pacientes com perfil da atenção básica, que devem procurar os postos municipais de saúde. O Governador destacou que "em saúde para tudo funcionar bem, cada equipamento tem que fazer a sua parte". Ele se referiu aos níveis de atenção à saúde e as necessidades da população. Além da necessidade da atenção básica , a população tem outras duas importantes necessidades: consultas e exames e serviços de urgência e emergência.

alt
 
Para atender a necessidade de consultas e exames, ele lembrou das 22 policlínicas regionais que o Governo do Estado constroi em todas as regionais, realizando exames que não eram de difícil acesso, como mamografia. Para atendimento à necessidade da população por serviços de urgência e emergência, estamos entregando as UPAs 24h. "Aqui a população tem segurança que vai ser atendido com qualidade", disse o Governador. Ele informou que "até o final do Governo, em 2014, o Ceará vai estar com 48 Unidades Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, quando teremos a maior e melhor rede pública de saúde do país".
 
"Com essa nova rede, o Governador está escrevendo, com letras garrafais, o progresso da história do Ceará, e o capítulo da saúde tem um destaque especial tanto pela garantia de mais acesso aos serviços de saúde na capital e no interior como pela qualidade de tudo que está ampliado", afirmou o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos. Para mostrar como esse novo perfil da saúde está sendo construído rápido, ela lembrou que "alguns meses atrás aqui, onde foi construído essa nova UPA, era apenas um terreno baldio, que despertava desconfiança da população e lideranças comunitárias da grande Messejana de que um dia seria uma unidade de saúde". Arruda Bastos aproveitou a presença de moradores e lideranças comunitárias, durante a inauguração, para reforçar de que a UPA 24 h, que não pára nunca, nem nos finais de semana nem feriados, não vieram para substituir postos de saúde: "a UPA 24 do Coaçu veio para somar, para atender adultos e crianças vítimas de quedas, cortes, queimaduras e com crises de hipertensão.  Também faz os primeiros socorros a vítimas de acidentes, tirando o risco de vida e encaminhando, através do SAMU, para hospitais de referência".

alt
 
 

Calendário

Novembro 2014
D 2a 3a 4a 5a 6a S
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 1 2 3 4 5 6