lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias Policlínica de Baturité completa 1 ano e 16 mil atendimentos realizados
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Policlínica de Baturité completa 1 ano e 16 mil atendimentos realizados
Qui, 29 de Março de 2012 15:57


De um total de 1 mil e 300 pessoas atendidas na Policlínica Regional em Baturité, no último mês de fevereiro, 593 não precisaram sair da região onde moram para realizar consultas e exames especializados. Os 593 pacientes foram atendidos em serviços que antes do funcionamento da policlínica regional, construída pelo governo do Estado, não eram oferecidos na rede pública de saúde de toda a região do  Maciço de Baturité. Entre esses serviços que a população passou a ter acesso, estão consultas em cardiologia, urologia, mastologia, gastroenterologia e pré-natal de risco e exames de mamografia, endoscopia digestiva, ergometria e audiometria. Em um ano de funcionamento, a ser completado na quarta-feira, 4 de abril, e 16 mil atendimentos realizados a policlínica inicia o atendimento em mais uma especialidade. Fará a partir do início de abril consultas em otorrinolaringologia, especialidade ainda não oferecida na rede pública da região.
 
Os municípios de Aracoiaba, Aratuba, Baturité, Capistrano, Guaramiranga, Itapiúna, Mulungu e Pacoti formam o consórcio público de saúde da microrregião de saúde de Baturité, responsável pela gestão da policlínica regional e do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), também em Baturité, com atendimento regional. O encaminhamento de pacientes para a policlínica é feito pelas secretarias municipais de saúde, a partir da solicitação de consultas e exames feitas pelos médicos da atenção básica de saúde. No agendamento, o paciente escolhe data e horário para a consulta ou exame, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, de acordo com a disponibilidade de vagas. 
 
Satisfação do usuário
 
A distribuição de vagas para atendimento é proporcional à população de cada município. Toda a regulação é feita por computador pelo Sisreg III, sistema on-line criado pelo Ministério da Saúde para o gerenciamento de todo complexo regulatório indo da rede básica à internação hospitalar, visando a humanização dos serviços, maior controle do fluxo e otimização na utilização dos recursos. Pesquisa de satisfação do usuário realizada em dezembro mostrou que 93% das pessoas atendidas na Policlínica consideraram que a sua necessidade de consultas e exames foi resolvida. De zero a dez, a nota média atribuída pelos pacientes atendidos foi de 9,54. Com o pleno funcionamento, a Policlínica Clóvis Amora Vasconcelos tem capacidade para realizar até 7.964 mil consultas médicas e exames de imagem por mês. 
 
Rede de assistência
 
Além do Maciço de Baturité, nas microrregiões de saúde de Tauá, Camocim e Pacajus a população já tem atendimento nas policlínicas. Cinco policlínicas regionais, com as obras já prontas, estão sendo equipadas para inaugurações em Acaraú, Aracati, Icó, Itapipoca e Russas. Todas têm o mesmo perfil  de assistência, garantindo à população na própria região onde mora acesso a consultas e exames em 10 especialidades médicas: oftalmologia, otorrinolaringologia, clínica geral, cardiologia, ginecologia, mastologia, cirurgia geral, gastroenterologia, urologia, traumato-ortopedia, exames de raio X, ultrassonografia, mamografia, ecocardiografia, ECG, esgometria, endoscopia digestiva e audiometria, além de consultas de psicologia, enfermagem, fisioterapia e terapia ocupacional.
 
Além dessas quatro em funcionamento e das cinco que estão com as obras concluídas e sendo equipadas para serem entregues à população, o governo do Estado está construindo policlínicas regionais em Barbalha, Brejo Santo, Canindé, Campos Sales, Caucaia, Crateús, Iguatu, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá, Tianguá e Sobral. Em Crato, onde no ano passado o governo do Estado decidiu também construir policlínica, as obras serão iniciadas.

PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO USUÁRIO – DEZEMBRO DE 2011
 
Você foi atendido na data e hora marcadas? SIM 73 84%
NÃO 14 16%
A sua necessidade foi resolvida? SIM 81 93%
NÃO 6 7%
O nosso serviço correspondeu às suas expectativas? SIM 79 91%
NÃO 8 9%
Os profissionais deram orientações durante e após o atendimento? SIM 79 91%
NÃO 8 9%
Como conceitua o atendimento dos profissionais? Excelente 65 75%
Bom 17 20%
Regular 5 6%
Péssimo 0%
Como você conceitua o atendimento na recepção? Excelente 61 70%
Bom 23 26%
Regular 3 3%
Péssimo 0%
Como você conceitua a limpeza do ambiente? Excelente 71 82%
Bom 16 18%
Regular 0%
Péssimo 0%
Que nota você daria para a policlínica (zero a dez)? 87 usuários 9,54  

 
 

Calendário

Setembro 2014
D 2a 3a 4a 5a 6a S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4