lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Notícias Arruda Bastos participa da missão do Ministério da Saúde em Cuba
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Arruda Bastos participa da missão do Ministério da Saúde em Cuba
Ter, 20 de Setembro de 2011 09:05

O Secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, integrará a comitiva do Ministério da Saúde em Cuba, desta quinta, 22 de setembro, até sábado, 24, com a presença do ministro Alexandre Padilha. O objetivo da missão é estreitar relações bilaterais e visitar instituições cubanas da área da saúde pública, com ênfase em atividades de transferência de tecnologia para produção e desenvolvimento conjunto de medicamentos, vacinas, pesquisas e biotecnologia, além de outros temas para o fortalecimento da cooperação Brasil-Cuba em saúde.

Para obter esses resultados, a comitiva brasileira vai estar em três ministérios, universidades e centros de ciências cubanos. No primeiro dia, 22, a missão brasileira terá reunião com o ministro da saúde pública, Roberto Morales Ojeda. No dia seguinte, 23, pela manhã os brasileiros serão recebidos no Ministério de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, e à tarde no Ministério de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro. Os centros visitados serão o de Engenharia Genética e Biotecnologia e o de Imunologia Molecular. A comitiva também visitará a Faculdade de Medicina Salvador Allende.

Arruda Bastos reserva ainda na sua programação no país de Fidel Castro uma visita à Escola Latino-Americana de Medicina de Cuba, com reunião marcada com o reitor Juan Carrizo. Na tarde da sexta-feira vai estar com estudantes cearenses, que fazem o curso de medicina na ELAM, e participaram este ano da Semana de Saúde Cuba-Ceará, realizada em Sobral, com apoio da Sesa e da Secretaria de Saúde e Ação Social de Sobral. Entre eles, Tiago Ponciano, que, por telefone, disse que “a expectativa com a chegada da missão é de ampliação e reforço do intercâmbio do Ceará e do Brasil, especialmente na área da saúde, ciência e tecnologia”. Ele acrescentou que “para os gestores da saúde pública brasileira nada melhor do que conhecer, ver de perto as experiências e avanços de Cuba na atenção primária”. A ELAM recebe estudantes carentes de toda a América Latina, com o objetivo de fazê-los retornar, já formados, às suas comunidades de origem, para atuar como médicos. Os estudantes são bolsistas do governo cubano, com garantia de material didático, moradia e alimentação.



Programação da missão à Cuba

Quinta-feira, 22

Tarde
Reunião de Coordenação da delegação brasileira na Embaixada do Brasil
Reunião no Ministério da Saúde Pública: avaliação da cooperação bilateral em saúde.

Noite
Encontro e jantar de boas-vindas com o ministro da Saúde Pública, Roberto Morales Ojeda.

Sexta-feira, 23

Manhã
Reunião no Ministério de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente.
Visita ao Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia.
Visita ao Centro de Imunologia Molecular. .

Tarde
Reunião no Ministério de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro
Visita à Faculdade de Medicina Salvador Allende
Visita à Escola Latino-Americana de Medicina de Cuba - ELAM.
Apresentação sobre avanços do Comitê Técnico Regulatório Brasil-Cuba de acompanhamento dos processos de transferência de tecnologia de produtos biotecnológicos;
Assinatura dos documentos “Protocolo Complementar ao Memorando de Entendimento entre o Ministério da Saúde do Brasil e o Ministério da Saúde Pública de Cuba” e “Fortalecimento da organização da pesquisa clínica em câncer”.

Sábado, 24 de setembro

Manhã
Visita a serviços de saúde para conhecer a assistência materno-infantil, incluindo pré-natal ao parto, a vigilância, investigação e busca da causa de óbitos na população materna e infantil;
Reunião de conclusões.

 

 

Calendário

Decembro 2014
D 2a 3a 4a 5a 6a S
30 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3