CEOs e policlínicas regionais recebem certificados de acreditação nesta segunda (17)

14 de dezembro de 2018 - 15:08 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa

Nesta segunda-feira, 17 de dezembro, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) reunirá gestores e profissionais da Saúde na solenidade de renovação do título de acreditação de seis policlínicas regionais e Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), do Governo do Ceará. A certificação será realizada pelo Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES), instituição acreditadora habilitada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), às 9 horas, no Auditório Waldir Arcoverde da Sesa.  O secretário da Saúde do Ceará, Henrique Javi, participará da solenidade.

Serão recertificados as policlínicas regionais de Sobral, Tianguá e Itapipoca e os CEOs regionais de Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte e Baturité. Haverá também a assinatura de termo de compromisso para início do processo de acreditação das policlínicas regionais de Caucaia, Baturité, Aracati, Limoeiro do Norte e Russas e dos CEOs regionais de Caucaia, Russas, Canindé, Itapipoca e Maracanaú.

As três policlínicas regionais e os três CEOs regionais obtiveram renovação da certificação alcançada em 2016, durante o projeto-piloto para a acreditação da rede Sesa, realizado no Programa de Expansão e Melhoria da Assistência Especializada à Saúde do Estado (Proexmaes I). “Neste segundo ciclo, a maioria das unidades realizou ‘upgrade’ da certificação, com destaque para a Policlínica de Itapipoca, que alcançou a Acreditação por Excelência (Nível III), a primeira da rede a alcançar este resultado”, explica Danielle Melo, coordenadora da Unidade de Gerenciamento de Processos (UGP/ Sesa).

De acordo com Danielle, a Acreditação é um sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde, que tem caráter educativo, com foco na melhoria contínua, sem finalidade de fiscalização ou controle oficial/ governamental. “Este projeto objetiva desenvolver as unidades para o alcance de uma maior eficiência através da aplicação de boas práticas aos processos, o fortalecimento da cultura de segurança do paciente e colaboradores além melhoria da qualidade dos serviços”, ressalta.

Proexmaes II

Para o Proexmaes II, é prevista a acreditação de 31 unidades ambulatoriais, sendo 13 CEOs e 18 policlínicas regionais, e de três unidades hospitalares (Hospital São José, Hospital Albert Sabin e Hospital Geral César Cals). “Estas unidades realizaram Diagnóstico Organizacional em setembro deste ano, marcando o início do projeto. As visitas de diagnóstico foram realizadas pelo IBES, instituição acreditadora habilitada pela ONA”, fala a coordenadora da UGP.

A ONA é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, por meio da aplicação da metodologia do Sistema Brasileiro de Acreditação (SBA), com foco na segurança do paciente e qualidade dos serviços. A metodologia ONA é certificada pela Internacional Society for Quality in Healthcare (ISQUA), por atender aos padrões internacionais para a segurança do paciente.
Maior rede de saúde acreditada
Atualmente, há três 10 unidades da rede pública de saúde do Governo do Ceará acreditadas. Além das seis policlínicas e CEOs regionais, há o Hospital Regional Norte, em Sobral; Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte; Hospital Waldemar Alcântara, em Fortaleza, e o Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen). O Ceará é o estado que tem uma das maiores redes de saúde pública acreditadas do País.

Serviço:
Solenidade de Acreditação de Policlínicas e CEOs Regionais
Dia: 17 de dezembro (segunda-feira)
Hora: 9h
Local: Secretaria da Saúde do Ceará (Auditório Waldir Arcoverde) – Av. Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema, Fortaleza